10 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego via skype

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Por Cristiane Antunes. Especialista em transição de carreira, recolocação, Outplacement, Coaching executivo, empreendedorismo, e Mentora do Instituto Joule.

O Skype é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos recrutadores como forma de eliminar os riscos de atraso por conta de trânsito ou outros contratempos. Uma entrevista online pode trazer outras complicações e prejudicar a percepção que o entrevistador terá de você. Previna-se e prepare-se com as dicas que preparei para ajudar seu desempenho na hora de mostrar seu potencial ao recrutador, via online:

1 ? Teste seus equipamentos com antecedência.

O ideal é testar seu computador, microfone e câmera pelo menos uma hora antes do horário marcado para a entrevista. Isso porque, caso ocorra algum problema, ainda há tempo o suficiente para consertar.

2 ? Prepare o ambiente

O foco do entrevistador é você. Logo, salas ou quartos bem iluminados, com paredes claras podem te favorecer. Retire do fundo aquilo que possa distrair quem estiver do outro lado da tela e posicione seu computador de forma que você seja o único destaque.

3 ? Evite distrações

Escolha um lugar tranquilo e silencioso para fazer a entrevista. Nada de televisões, rádios ou qualquer aparelho além do computador ligados. Caso você não esteja sozinho no local escolhido, explique as circunstâncias para quem estiver por perto, de forma a evitar ao máximo qualquer barulho ou interrupção.

Para quem tiver animais de estimação que fazem barulho, como cachorros, por exemplo, é recomendado deixá-los em cômodos afastados, ou até deixá-lo com um vizinho ou no pet shop, dependendo do caso.

4 ? Faça sua pesquisa

Procure saber mais sobre a empresa para a qual você está se candidatando, pesquise sobre seus produtos, clientes e qualificações. Verifique qual é o seu atual desempenho econômico e o que tem sido dito sobre ela na mídia. Essas informações fazem com que você expanda seu repertório e tenha mais tópicos relevantes para abordar durante a entrevista.

5 ? Arrume-se para a entrevista

O fato de a entrevista não ser pessoalmente não a torna menos formal. Se vista apropriadamente, como faria para uma entrevista presencial. Dê preferência para roupas discretas e com cores neutras.

6 ? Esteja atento a conexão com a internet

Caso a conexão não esteja muito boa no local onde você está, avise o entrevistador no início da conversa. Explique a situação e peça para, no caso de uma queda na conexão, o entrevistador tentar contato novamente. E se a falha insistir, para a entrevista ser feita por telefone ou dependendo, até ser reagendada para outro momento.

7 ? Deixe somente o Skype ligado

Desta forma, você foca a conexão da internet no programa, diminuindo as chances de sobrecarregar o computador e de ocorrerem falhas.

8 ? Mostre consideração

É sempre importante agradecer o entrevistador pela oportunidade e pelo tempo que ele disponibilizou para a entrevista. Essa consideração é um diferencial, ainda mais se a entrevista ocorrer durante um fim de semana ou fora do horário comercial.

9 ? Não passe dos limites

O usuário do entrevistador no Skype é disponibilizado apenas para o momento da entrevista. Após esta, tentar entrar em contato através do programa para perguntar sobre os resultados da entrevista pode ser indelicado e prejudicial ao seu desempenho no processo seletivo.

10 ? Tenha mente aberta

O Skype agiliza e facilita os processos seletivos para as empresas. Logo, é importante estar aberto para as possibilidades proporcionadas por essa ferramenta. Não se deixe levar pela timidez ou pelo desconhecimento: acompanhar a modernidade é essencial para qualquer carreira.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Shirley Schneider

Shirley Schneider

COMENTE