Por Gustavo Büchle, Head do Programa de Consultoria de Currículos
Estamos sempre concorrendo com centenas de pessoas. A grande maioria dos currículos enviados para a vaga não será nem lida por completo. Recrutadores, assim como todos nós, não possuem tempo sobrando para ler e analisar nos detalhes cada currículo enviado.
Porque os currículos não são lidos nem até o final? Simples, porque eles apresentam falhas, divergências, falta de clareza ou apresentação! Então aqui vão 5 dicas para diferenciar seu currículo!
1 – Revise a escrita!
É mais do que normal encontrarmos currículos com erros de gramática, concordância, redundâncias e afins. Três passos básicos para ajudar a resolver:
1 – Releia com muita calma, e em um momento diferente do que você escreveu
2 – Peça ajuda as ferramentas: Word e Google
Fig 1. Se o Word indicou, alguma coisa está estranha…
3 – Sabe aquele amigo que escreve bem? Peça para ele ler e revisar, com sinceridade, sem medo de lhe criticar. Melhor a opinião dura dele do que o corte da seleção.
2 – Formatação
Existem vários artigos falando sobre a forma de se vestir para uma entrevista. A forma com que você “veste” seu currículo possui quase o mesmo impacto! Faz toda a diferença e mostra algumas características básicas do candidato, como: organização, atenção, detalhamento, capacidade de apresentação e venda etc.
O Projeto Joule possui excelentes modelos pra te ajudar!
3 – Currículo são fatos, não a minha opinião sobre mim
Grande líder, organizado, pontual, competente, relacionamento fácil, comprometido… Quem comprova que sou assim? Prove com fatos, não com campanhas! Para isto, use a metodologia STAR:
Situation/Situação: Qual o contexto? Qual a situação no momento do acontecido?
Task/Tarefa: Qual o seu papel nesse contexto? Qual era a meta ou objetivo?
Action/Ação: Qual foi a ação executada por você no contexto?
Results/Resultados: Quais foram os resultados obtidos através dessas ações e o que foi aprendido?
Exemplo:
Atuei na venda direta aos clientes e revendedoras com resultado de faturamento 400% maior do que o previsto.
4 – Sumário
Sabe aquela propaganda no Youtube que você pula porque não te cativa? Coloque seu currículo nesta situação, o recrutador vai querer assistir ou pular? O sumário do seu currículo é o que segura o botão de pular! Resuma as informações de contato pessoal ao mínimo necessário (endereço físico, telefone, mail) e foque em um sumário que chame a atenção. Use o STAR, não faça uma auto avaliação!
Leia mais sobre isso aqui!
5 – Sinceridade e coerência
Não se venda demais, não se comprometa demais, seja sincero e coerente, porque no momento que você ficar frente à frente com o recrutador, ele irá validar o que está escrito. Algumas pessoas exageram ao contar os seus resultados, indicam um nível diferente de idioma, afirmam que concluíram um curso interrompido etc.
Conte com o apoio do Projeto Joule para te ajudar a construir um CV de sucesso!