Vejo muitas pessoas insatisfeitas e reclamando da vida que tem vivido, mas sem saber de fato o que querem. Atendo clientes buscando realização profissional, desesperados por mudança, e quando pergunto “O que você quer? Me descreva a sua vida extraordinária.” o que mais ouço é “Aí, que pergunta difícil.”, e eu suo a camisa para que essa pessoa consiga entender o que de fato ela quer.
Um indicativo de que você tem muita clareza do seu objetivo é ter uma imagem mental clara de um momento que você vai viver quando tiver alcançado esse sonho, pode ser uma foto ou uma cena que você visualiza quando fecha os olhos e reflete sobre isso. Por exemplo, se seu sonho é mudar de área de atuação, sua cena poderia ser você já atuando na nova carreira, no seu primeiro dia de trabalho. Ao pensar nessa imagem você deve enriquecê-la com detalhes de tudo que é importante para você nesse momento, as coisas, o ambiente, as pessoas, suas expressões e sensações.
Se você consegue formar essa imagem com clareza, eu diria que você já tem uns 30% do que precisa para alcançar essa visão. Agora o próximo passo é entender o que está entre sua situação atual e a que você deseja alcançar. Faça uma lista das competências que precisa desenvolver, dos conhecimentos que precisa adquirir, das burocracias, ações e as etapas que terá no caminho. É importante pensar no investimento necessário para cada uma dessas etapas e na estratégia para conseguir esse investimento.
Se você não tem tanta clareza do seu objetivo, vejo duas opões para você:
1) Deixar a vida te levar.
Recomendo essa opção apenas se você estiver muito satisfeito e/ou confortável com sua situação atual, considerando que quer seguir nessa trajetória e não está preocupado com ascensão de carreira neste momento.
2) Entender suas insatisfações e definir qual a realidade que você quer viver no lugar do que tem hoje.
Quando ficamos insatisfeitos a nossa tendência é querer romper com o que nos incomoda sem saber realmente o que queremos alcançar. Eu fiz isso inúmeras vezes na minha vida e afirmo por experiência que não é a melhor estratégia. Sair do seu emprego atual sem saber todos os aspectos que fizeram você ficar insatisfeito, sem compreender o que verdadeiramente te motiva e sem entender quais são as habilidades que te diferenciam das outras pessoas pode te trazer um alívio temporário que a longo prazo se tornará uma nova frustração.
Eu mudei inúmeras vezes sem clareza e após um período a sensação de frustração voltou ainda mais forte que antes. Foi somente quando compreendi o que me motiva e faço bem é que pude me desenvolver e fazer uma transição consciente, atingindo a tão desejada realização.
A clareza traz foco, que é a força motriz para a mudança!
“Muitas vezes não é a motivação que tem que mudar e sim o foco” Raphael Michael.
Se você se vê hoje insatisfeito com sua realidade e quer mudar, dê o primeiro passo, tenha clareza absoluta do que quer no lugar do que tem hoje. Sem isso é muito difícil agir de forma assertiva e ter um plano de ação que te leve na direção do seu sonho.
O meu conselho é: escolha a vida que você quer e então crie o caminho que te leva até ela.
Texto de Autoria da Beatriz Furtuna: Coach de carreira especializada em realização profissional e Mentora do Projeto Joule.