A melhor dica para uma entrevista de emprego

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Por Caren Cazorla

Lá vai: Seja autêntico. É isto mesmo, você não entendeu mal: Seja você mesmo! Dê uma chance para esse clichê. Vamos te dizer por que.

be-yourself

Sobre a entrevista:

A entrevista de seleção é o momento em que o entrevistador tem a oportunidade de obter informações necessárias para tomar a decisão de querer contratar aquela pessoa, e o entrevistado de optar por querer entrar para determinada empresa ou não. Nos meios profissionais, a entrevista pode ser considerada a técnica mais utilizada, visto que é um instrumento largamente difundido nos processos de seleção de pessoal.

Sendo uma etapa tão importante, a maioria dos candidatos tem dúvidas de como se portar neste momento. A ideia de que você seja você mesmo está relacionada aos seguintes motivos:

  • Quanto maior a transparência de ambas as partes durante o processo seletivo, maior a sua eficácia. Dessa maneira, há menos chances de frustrações após a contratação;
  • Ninguém consegue manter por muito tempo aquilo que não é. Mentiras não se sustentam em longo prazo;
  • A eficácia no processo seletivo garante melhor adaptação do profissional à cultura organizacional;
  • Transparência e honestidade pegam bem, posturas artificiais e forçadas pegam mal e mentiras eliminam do processo.

Como resultados, o profissional encontrará maior satisfação com a nova empresa e a nova função e, possivelmente, estará apto a desempenhar bem o papel que lhe for atribuído.

Sejamos francos: o quão ruim é trabalhar numa empresa com a qual você discorda dos valores e das formas de trabalho? Ou então: o quão difícil trabalhar numa função para a qual você não tem aptidão? É remar contra a maré: cansa e não leva a lugar nenhum. Queira ser contratado por uma empresa que escolha você pelo o que você é!

Mas é claro que, se você deseja ter êxito na entrevista, você deve transitar com polidez e assertividade, dentro dos limites da sua autenticidade. Ou seja, se esforce para passar a melhor impressão possível de você mesmo, sem deixar de ser verdadeiro.

Saia justa:

E quando o entrevistador pergunta “Conte um defeito seu” ou “Relate um feedback negativo que você recebeu”?

Não enrole com respostas prontas de defeitos que não são, necessariamente, defeitos. Tipo: perfeccionismo ou “me dedico muito ao trabalho e acabo não tendo tempo para outras coisas”. Essas falas levantam uma bandeira ao entrevistador de que talvez você não esteja sendo totalmente sincero em suas respostas. Mas é evidente: encontre algo que seja verdade, mas que não queime você. E, sobretudo, demonstre autocrítica e intenção em evoluir.

Não sabe o que dizer quando perguntam sua pretensão salarial?

Se estiver desempregado, diga seu último salário e benefícios. Se estiver aberto a negociação, saliente isso. Caso esteja trabalhando, mas buscando outra oportunidade, seja claro quanto ao que procura.

O que dizer quando perguntam por que saiu de alguma empresa, sendo que você foi demitido por divergências?

Todos sabemos que divergências acontecem. Procure contar de maneira tranquila, positiva e madura. Procure não omitir o motivo, pois algumas empresas ainda ligam para pedir referências.

weirdmnesss

O pulo do gato: Mais importante do que o fato que você conta é como você lida com esse fato e o que aprendeu com ele. Fale a verdade, mas demonstre aprendizado, crescimento, autocrítica e visão positiva das coisas. E isso não serve apenas pra entrevista de seleção 😉

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE