A (nova) Regra de Ouro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A ética da reciprocidade é um princípio moral geral, que se encontra em praticamente todas as religiões, culturas, e também na filosofia. É frequentemente entendida como uma regra fundamental quando relacionada aos aspectos inatos da natureza humana.  Todos a conhecemos como o dito:

“Faça aos outros o que você gostaria que fizessem para você.”

Eu proponho um pensamento inovador para você, vendedor… O que aconteceria se você vivesse este princípio na sua mais elevada plenitude e alcançasse um estágio ainda mais avançado de pensamento? Que impactos você consegue imaginar que poderiam ocorrer em suas vendas? Se a sua intenção for genuína e sincera, você naturalmente adotará a nova Regra de Ouro vivida pelos milhares de campeões de vendas estudados ao redor do mundo. Essa regra supõe:

“Faça aos outros o que ELES gostariam que fizessem para ELES.”

Mesmo porque se você fizer para mim o que você gostaria que fizessem para você, talvez você não atenda minhas necessidades ou não acerte meus gostos e preferências…

Perceba que seu interesse sai de cena neste novo modelo mental. Fazer o que VOCÊ gostaria não importa mais! A busca por fazer algo somente para receber algo em troca não é mais uma questão que está em jogo para você. Nesta nova condição de pensamento o vendedor passa a ser o coadjuvante, um ouvinte, servidor, diagnosticador interessado em compreender primeiro e não em ser compreendido ao mostrar como é brilhante em defender suas ideias.

Trata-se de um tipo de vendedor que está ali para oferecer somente aquilo que seja plenamente justo e necessário ao seu cliente. Sua empatia é transcendental a ponto de quase conseguir sentir a angustia, aflição, anseio e expectativa de seu cliente. Através desta mesma sintonia de sentimento este raro vendedor busca por soluções que vão de fato ajudar a resolver algum problema ou a alcançar algum resultado para seu cliente, como ele próprio (cliente) buscaria se soubesse o que fazer, como nós sabemos.

Um vendedor ansioso por falar, por fechar a venda, por apresentar sua solução jamais conseguirá adotar este mantra. Na metafísica, a impenetrabilidade é a qualidade da matéria pela qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Na interação com seu cliente apenas um pensamento pode ocupar o espaço de cada vez.

Os campeões de vendas permitem que o pensamento de compreender primeiro o que o seu cliente precisa ocupe um espaço privilegiado nesta interação. Os dois se voltam para aquilo que o cliente quer. O contrário disto seria adotar a mentalidade dos vendedores medíocres e ocupar o espaço disponível fazendo a apresentação de sua empresa… O único problema é que o pensamento do seu cliente não caberá ali. É cientificamente impossível…. Ele vai estar pensando em outra coisa.

Colaboração de Mauricio Araujo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE