A sua hora vai chegar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Durante várias visitas consultivas em empresas, tenho constatado que há um problema comum nas organizações, em diversos setores. O ponto principal desse desafio é o fato de que há muitas pessoas que são promovidas por consequência de seus resultados obtidos através de suas excelentes capacidades técnicas, porém hoje em suas posições de liderança não possuem as habilidades e competências para a gestão de pessoas em um novo desafio. Pensando nisso gostaria de compartilhar a importância de desenvolver alguns comportamentos que podem ajudar nessa transição, porque a sua hora vai chegar!

  • Levante a cabeça;

É essencial entender a relação do seu trabalho e resultados com o todo da organização, entender mais sobre o negócio, estratégia, saber o objetivo a ser alcançado e o impacto no mercado, comprometimento com os resultados financeiros, ter uma ideia de como você pode influenciar na receita, margem, velocidade dos negócios e clientes, mesmo que a influência seja pequena, isso trará uma visão de gestão do negócio e que você poderá desenvolver em oportunidades futuras.

  • Alinhe suas atividades;

Em uma pesquisa que realizei identifiquei que aproximadamente 3 em cada 10 pessoas tem metas de trabalho pessoais alinhadas com as metas da organização; sim, é importante planejar para alcançar resultados de excelência pessoais e também aqueles que trazem resultados para a organização na qual está inserido.

  • Aprenda como comunicar suas ideias;

Aqui mora um grande desafio. Pode não ser fácil abordar um colega de trabalho e tratar algum ponto que pode ser aperfeiçoado ou ter que esclarecer o entendimento de alguma situação ou comportamento. Por outro lado, será necessário comunicar suas ideias, ponto de vista, inovações e até mesmo reconhecer e elogiar os trabalhos de seus colegas. Se faltarem habilidades em algumas dessas ocasiões pode “azedar o pé do frango”. Aprenda técnicas de feedback, como abordar assuntos com as emoções a “flor da pele”, ter empatia na escuta e equilibrar respeito e coragem ao comunicar seu ponto de vista, comunicação pode ser a chave no engajamento de pessoas e equipes.

  • Saiba como criar e lidar através das diferenças;

Na busca de soluções para desafios, inovação e situações que exigem cabeças pensando em busca de algo ou resultado que não está disponível no momento, se 2 pessoas pensam iguais, uma delas não será necessária. Isso porque na construção de algo que será o melhor do que uma ideia ou outra, é necessário o “um mar com tempestades de ondas” e como consequência será “o mar calmo, e a vista de um oásis”. Imagine se os Avengers tivessem todos os mesmos poderes?

  • Inspire outros ao seu redor;

Você já sentiu-se muito animado quando alguém confiou a você uma tarefa de grande responsabilidade? Essa situação pode tornar-se uma experiência ainda mais significativa se na realização dessa tarefa você descobrir um novo talento seu ou fortalecer o quanto gosta de determinada atividade. Uma das características dos líderes é ajudar as pessoas a alcançar seu potencial. Porem mesmo se você não tem essa autonomia de delegar atividades e etc., tudo começa reconhecendo o trabalho de seus colegas, colaborando em diversos aspectos no trabalho em equipe, você pode ensinar coisas da sua atividade para outro colega de equipe. Afinal, a sua hora pode chegar novamente!

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Shirley Schneider

Shirley Schneider

COMENTE