Como escolher a melhor escola para você?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Por Leandro Baer, Head do Programa de Preparação para MBA

Aqueles que estão se preparando para fazer um MBA nos EUA podem muitas vezes se sentirem impotentes frente a quantidade de diferentes programas e ainda mais inúmeros indicadores e rankings que tentam ajudar o aluno em potencial a escolher o “melhor” programa.

No entanto, esse excesso de informação pode mais atrapalhar do que ajudar se não conseguirmos focar no que é mais importante. Mas enfim, o que é mais importante? Essa pergunta eu não consigo responder por você. Afinal, salário depois do MBA é importante, assim como o retorno de investimento. Mas também o são o prestígio da escola, o tamanho da sala, o foco em trabalho em equipe ou individualismo, as atividades extra classe, e a lista continua. O que é mais importante para mim vai ser diferente do que é mais importante para outros.

Escolher um MBA pode se comparar com a compra de um carro. Uma pessoa com uma família grande vai dar mais valor ao espaço interior, enquanto outra pessoa pode preferir o carro mais econômico e um terceiro ainda vai escolher o carro com mais potência. Escolher o melhor MBA para você então, é uma tarefa que se inicia em escolher o que é mais importante para você primeiro, e depois encontrar a escola onde você vai se encaixar melhor.

Esta tarefa de autoanálise e depois a tarefa de analisar as várias escolas podem ser um tanto quanto cansativas e longas, mas fazer essa lição de casa bem feita ajudará (e muito) no momento da aplicação. Então seguem aqui alguns itens para considerar para escolher a melhor escola.

– Quais empresas contratam MBAs dessa universidade? As universidades normalmente tem um grupo de empresas que vem até a universidade para contratar MBAs lá. Estar em uma universidade onde a empresa dos seus sonhos recruta te colocará mais perto dos seus objetivos. Nem sempre a escola melhor no ranking te oferecerá as melhores conexões onde você quer.

– A escola valoriza o trabalho em grupo ou o individualismo? Cada universidade (e professor) tem preferências distintas a respeito desse assunto, assim como os alunos também têm. Talvez você prefira um ambiente mais individualista e competitivo, goste de competir em notas. Ou talvez você prefira uma cultura mais “kumbaya”. É importante saber que você está alinhado com a cultura da universidade.

– Qual é a especialidade da faculdade e o que ela tem te diferente? Todas as escolas oferecem matérias em praticamente qualquer área. Mas algumas escolas tem especialidades, ou são mais conhecidas por alguma determinada coisa. A escola pode ter algum programa específico de analítica, ou de operações ou de finanças. Procure uma escola que tenha a mesma especialidade que você quer focar sua carreira pois nessa escola você terá mais opções de eletivas como também melhores professores.

– Suporte para internacional (e suas famílias): A faculdade possui bom suporte para internacionais ajudando na procura de emprego, oferecendo bolsas e outros suportes? Você pode se surpreender caso se encontre em uma universidade sem suporte nenhum. (se você tem família, isso é mais um ponto importante)

Existem outras perguntas que podem ser importantes para você e existem inúmeros sites que podem te ajudar na busca. Primeiro, descubra o que é importante para você, e depois pesquise e ranqueie as escolas de acordo com seus critérios. Olhe os rankings e o site das escolas, mas não se esqueça de falar com ex-alunos e alunos atuais que são as melhores fontes para informação de qualidade para a escolha do MBA e também para se dar bem no processo de aplicação depois.

Boa Sorte e o projeto Joule também está aqui para te ajudar nesta parte do processo.

p.s: Um post de um MBA com vários aspectos interessantes pode ser lido em: http://blog.students.london.edu/2013/07/what-i-had-wished-i-had-known-when-choosing-business-schools/#.VzkAdJErI2x

 

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE