Como montar um Plano de Carreira (& Vida)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Não é assustador o fato de que temos que escolher nosso futuro com 16,17 anos? Me lembro que antes de escolher o que ia prestar na faculdade, minhas opções iam de Oceanografia a Engenharia, passando por Economia, Administração e Medicina. Tudo super parecido, né? Depois veio a decisão dos primeiros empregos. Marketing? Finanças? Vendas? RH? Engenharia? Eram tantas opções… O que fazer?

Depois, em outro ponto da carreira, comecei a me questionar se o que eu estava fazendo era o que eu realmente gostaria de estar fazendo. Aquilo fazia sentido? Estava me levando pra algum lugar? Eu estava feliz? Dava tempo de mudar? E o que eu precisaria para mudar?

O meu programa favorito do Projeto Joule é o “Plano de Carreira & Mentoria”. Eu gostaria de compartilhar aqui algumas das coisas que eu gosto de discutir nessas seções 1:1. Diariamente tenho falado com jovens e profissionais maduros enfrentando essas indecisões. O que fazer? Por onde ir? Devo mudar? Estou indo para algum lugar? Eu posso afirmar que não tenho nenhuma dessas respostas. Mas posso afirmar que tenho uma dica para ajudar! Se você tiver interesse em bater mais papo sobre isso, se inscreve no Projeto Joule (www.projetojoule.com) e eu prometo que compartilho a história inteira! 🙂

Em resumo, o que a gente precisa para sanar essas dúvidas é um PLANO DE CARREIRA & VIDA!

Começar com um Plano de Carreira e vida

Porque eu chamo de Carreira & Vida? Porque estamos acostumados a tratar um plano de carreira como sendo o plano que nossa empresa atual nos proporciona. Eu incluo a palavra vida pelo simples motivo: sua carreira é sua vida. O que eu quero dizer com isso? Simples: se você tem um plano e sua empresa não te ajuda a executar esse plano, ache outra que ajude! Se você quer ser um gestor e sua empresa não te promove nunca, ache outra que te promova! Se você quer ganhar mais e sua empresa não te proporciona isso, ache outra que proporcione! Não deixe que sua empresa estipule o quanto você pode crescer, ganhar ou aprender.

Sejamos bem específicos. Eu fiz metas que envolviam cargos, salários, oportunidades de aprendizado e até a idade que eu gostaria de ter (ainda tenho) em cada fase da minha vida. Por diversas vezes eu casei isso com o que as empresas em que eu trabalhei tinham pra me oferecer. Quando elas não tinham, eu pulava fora, e ia executar MEU plano de carreira em outro lugar.

Como podemos fazer um plano de Carreira & Vida?

Responda a pergunta: O que te tira da cama?

E não vale responder “o despertador”. No meu caso, não seria o despertador, mas meu filho. Todo dia, invariavelmente, o pequeno guri acorda, corre pra nossa cama e pede o seu combo preferido: “Leitinho e desenho”.

Eu me refiro aqui a uma pergunta filosófica, aquelas “da alma”: O que te move na vida? O que te tira da cama e te dá ânimo pra fazer as coisas? Qual é seu propósito de vida? Qual é sua missão? Não que alguém tenha determinado o que você veio fazer na Terra, mas pense pra você mesmo, qual é sua missão? Algumas dicas para descobrir isso:

  • Pense em como você gostaria que as pessoas lembrassem de você!
  • Quais foram as coisas que você já fez, e que faria de graça?
  • Quais foram as coisas que você já fez e que não viu o tempo passar?
  • Quais são as coisas mais importantes para você?
  • Em que momentos você se sentiu totalmente feliz e realizado? O que você estava fazendo?

Eu vou ilustrar com meu exemplo pessoal. Eu descobri que algumas coisas são importantes pra mim: minha família, progredir e ajudar outras pessoas a progredir também. De certa forma, é mesmo meu filho mesmo que me tira da cama! Mas também o desafio de progredir todo dia. E o sonho de ajudar outras pessoas a fazer o mesmo.

Encontre o que te move!

Comece pelo fim!

Você descobriu o que te move. Agora é hora de botar planos no papel. Comece pelo fim! Eu quero dizer justamente isso. Onde você quer chegar, no fim da vida? O que você quer ser em 50 anos? Como quer que seja sua familia? Que cargo gostaria de ter tido? Quanto de dinheiro você gostaria de ter acumulado? Que tipo de impacto você gostaria de ter deixado? Pense em como esses seus planos te ajudarão a cumprir sua missão, seu propósito, ou o que te faz feliz. Ou você pode pensar na sua missão e em como realizá-la, através desse degraus…

Depois, desça essa escadinha. Venha lá da frente para trás, pensando nos pequenos degraus que você precisa dar antes de cada passo. Um exemplo simplório: se eu quero ser o CEO de uma empresa, um passo antes é ser o vice-presidente de uma empresa. E antes talvez preciso ser o diretor. E assim vai… isso se aplica a tudo, trabalho, familia, renda, impacto etc…

Bote no papel! Seja específico e claro nas suas metas.

Agora termine pelo começo!

Você agora desenhou a escada rumo a felicidade… rs…

Mas para subir cada degrau, você precisa de algumas coisas. Pense agora no que você precisa desenvolver para pular cada degrau. Pode ser uma formação acadêmica, uma língua, uma “soft-skill” como liderança, persuasão, comunicação… Pode ser uma certa quantia de dinheiro. Enfim. Liste tudo que você vai precisar para subir cada nível. Voltando ao exemplo simples, se eu quero ser um CEO e hoje sou estagiário, eu preciso antes de tudo ser efetivado! O que eu preciso para ser efetivado? Me formar? Aprender uma língua? Tirar uma certificação? E faça isso para todos os seus objetivos (os degraus).

Agora você tem uma missão, os degraus que precisa subir para chegar onde quer chegar e uma longa lista de habilidades, comportamentos e realizações que precisa conquistar para cada uma das próximas etapas da sua vida.

O que você precisa fazer agora? Acorde todo dia e vá em busca do seu próximo objetivo! Não aquele grandão (ele vai chegar um dia), mas aquele pequenininho, que vai te ajudar a subir o próximo degrauzinho, que depois vai te ajudar a subir o próximo, e o próximo… etc…

Algumas coisas importantes para ter em mente:

  • Não importa se você é jovem ou experiente, você pode começar um Plano de Carreira & Vida agora!
  • Não esquecer: Se não estiver conseguindo o que quer na sua empresa atual, vaza! Rua! Pula fora!
  • Nem sempre nossos planos vão dar certo. Na verdade, as chances de que a maioria falhe são grandes. Esteja pronto para reajustar o rumo, reescrever os degraus. Mas nunca perca de vista sua missão (prometo contar a história do Pivô pra quem entrar no Projeto Joule para ilustrar isso).
  • Se a gente vai começar a sonhar e fazer planos, que tal sonhar MUITO grande? (prometo contar minha história sobre mediocridade pra quem entrar no Projeto Joule também… hehe). Coloque metas desafiadoras. Pense se com as suas metas você estará se tornando tudo aquilo que poderia. Se a resposta for não, desafie-se mais um pouco (prometo contar minha história do Projeto Harvard pra quem entrar no Projeto Joule hehehe).

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE