Como saber se sou o perfil certo para um MBA internacional?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Por Leandro Baer, Head do Programa de Preparação para MBA

Pedro tem 28 anos. Formado por uma universidade de ponta em economia com ótimas notas. Ao término da sua faculdade, Pedro entrou em uma multinacional muito conhecida de bens de consumo e obteve grande sucesso, sendo promovido algumas vezes. Depois desse sucesso, a carreira de Pedro parece ter parado. O próximo passo na carreira parece distante e Pedro não sabe bem para onde ir.

Talvez você tenha se reconhecido em Pedro, talvez não. Enquanto Pedro é um personagem fictício que eu criei, Pedro descreve bem o típico aluno de MBA nos EUA.  No entanto, as turmas de MBA nos EUA não contém somente bem-sucedidos formandos em economia. Engenheiros, professores, músicos, etc. também se juntam às centenas que se formam todo ano. Enfim, para quem é o MBA nos EUA e para que ele serve?

Harvard, uma das mais famosas universidades no mundo, diz o seguinte na sua página: “Harvard Business School convida alunos para dois anos de prática de liderança imersos em desafios do mundo real. Para uma comunidade diversa de colegas e professores refletindo um mundo de talentos, crenças e backgrounds. Para um intenso período de transformação pessoal e profissional que te prepara para os desafios em qualquer área funcional, em qualquer parte do mundo.” (tradução livre)

Em outras palavras, os programas de MBA querem transformar estudantes em líderes de negócios através de prover treinamento acadêmico e ferramentas práticas nas diversas áreas de negócios, de marketing a finanças, de recursos humanos a cadeia de suprimentos. O MBA deve te ajudar a obter as ferramentas necessárias para ter sucesso em um mundo cada vez mais competitivo, global e complexo. Mais do que somente conhecimento teórico, o MBA quer te ensinar a pensar como um líder capaz de lidar com situações ambíguas e obter sucesso onde outros falham.

Algumas empresas como a Amazon contratam MBAs não por causa das capacidades técnicas do mesmo, mas sim por que acreditam neste potencial. Empresas como essas muitas vezes contratam MBAs sem nenhuma experiência anterior na área de trabalho. Ou seja, existem muitos benefícios em se fazer um MBA.

Antes de decidir fazer um MBA no entanto, é importante fazer uma análise profunda para ver quais são seus motivos para fazer um MBA nos EUA. Afinal, largar seu trabalho por dois anos, mudar para outro país, e ter que estudar, trabalhar, cuidar da família (com bem pouco dinheiro provavelmente) não é fácil. Se você só quer fazer um MBA porque todo mundo está fazendo, ou para mudar para os EUA talvez não seja uma boa ideia. Abaixo listo três motivos bons para fazer um MBA.

1 – Mudança de carreira: Talvez você tenha tido seu próprio negócio por um tempo e quer agora trabalhar numa empresa grande. Ou talvez você tenha trabalhado com ensino durante muito tempo, mas quer agora liderar organizações. Ou ainda você trabalhou com finanças mas não aguenta mais olhar para o Excel e quer ir para recursos humanos. Seja qual for o motivo, o MBA é uma ótima ferramenta para mudar sua trajetória. No MBA, você aprenderá várias disciplinas e poderá ter uma visão mais ampla. Além disso, as empresas também estão mais abertas a contratar MBAs mesmo que não tenham experiência na área de trabalho.

2 – Desenvolver técnicas de liderança e entendimento de grandes organizações: O MBA foi feito para transformar ótimos funcionários em ótimos líderes. O ensino de várias matérias diferentes como finanças e recursos humanos ajuda a formar líderes completos. As experiências profissionais e em grupo ajudarão você a desenvolver técnicas de liderança além de te dar credenciais bem vistas no mercado.

3 – MBA é necessário para progresso na carreira que você já está: Algumas empresas tendem a contratar somente candidatos com essas credenciais. Ou você quer uma carreira internacional, e somente o diploma local não te levará lá. Qual seja o motivo, o MBA pode te ajudar também.

A verdade é que seja qual for sua motivação, antes de embarcar nessa jornada você precisa olhar bem para suas motivações. Elas são fortes o suficiente para vencer os desafios que terá e o investimento que precisa fazer? Dois anos é um grande investimento de tempo e dinheiro. Somente você pode responder isso. Se sua resposta for sim, esperamos você por aqui!

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE