Como se destacar numa entrevista: Faça sua lição de casa!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Por Caren Cazorla, Head do Programa de Preparação para Entrevistas

Ao candidatar-se para uma oportunidade de emprego é interessante que você pesquise sobre a empresa. É de senso comum que a pesquisa prévia já é esperada pelos Recrutadores. Mas, mais do que um dever de casa do candidato, é também um passo importante na tomada de decisão e tem impacto na entrevista de seleção.

Através da pesquisa, o candidato fica mais apto a tomar uma escolha consciente sobre seu futuro profissional. Afinal, o processo seletivo é uma via de mão dupla: a empresa escolhe você e você escolhe a empresa. Sua carreira é de responsabilidade única e exclusivamente sua. Informe-se antes de aplicar-se às vagas para poder tomar uma decisão assertiva e ingressar numa empresa que esteja de acordo com seus valores e ambições.

Além disso, você provavelmente causará um impacto positivo na entrevista de seleção. A pesquisa prévia, demonstra interesse e motivação para trabalhar na empresa. Frequentemente, Recrutadores fazem as seguintes perguntas: “O que você sabe sobre a empresa?”, “Por que você está interessado em trabalhar conosco?”, “Você conhece nossos valores?”. Saber respondê-las com desenvoltura e articulação pode ser um diferencial.

photo-1448932223592-d1fc686e76ea

A partir de sua pesquisa, você poderá também formular perguntas relevantes para fazer em entrevista, quando for aberto espaço para tal. Você estará mais preparado para fazê-las com embasamento e, inclusive, aprofundar em questões que sejam relevantes para sua posição e futuro profissional. Questões inteligentes demonstram interesse.

É importante que você pesquise sobre a estrutura da empresa (produtos, gestores, áreas de atuação, geografia, etc.), história e evolução da empresa, missão, visão, valores, momento atual, seu entrevistador, situação financeira da empresa, ameaças, oportunidades, concorrentes e suas situações atuais, etc.

Onde pesquisar:

  • Site: Sobre a Empresa, Trabalhe Conosco, etc.
  • Redes Sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram
  • Blog da empresa ou canal no YouTube
  • Pesquisa na internet: artigos, publicações, blogs do segmento, newsletters, etc.
  • Sites de avaliação: Através deles você poderá se informar sobre salários, ambiente de trabalho e opiniões dos colaboradores.

www.lovemondays.com.br

www.glassdoor.com

www.greatplacetowork.com.br

  • Rede de contatos: Veja se conhece alguém que trabalha na empresa, já trabalhou ou que pode conectá-lo a algum colaborador. Pergunte sobre a empresa, sobre como é trabalhar lá, dicas sobre o processo seletivo, padrão de vestimenta (para que você se apresente adequadamente na entrevista), situação da empresa, cultura, oportunidades e o que mais for importante para você. Caso não saiba de ninguém num primeiro momento, pesquise nos seus contatos do Linkedin e pergunte para pessoas que trabalham no segmento.

A partir de sua pesquisa sobre a empresa, prepare perguntas para fazer na entrevista. Você pode fazer questionamentos sobre a própria empresa, sobre o histórico do cargo (motivo pelo qual a posição está aberta), responsabilidades do trabalho, expectativas para o cargo e os próximos passos no processo.

Esteja certo de que essa ação é ganha-ganha: você se destaca no processo seletivo e tem a oportunidade de ingressar numa empresa que verdadeiramente o motive, e a empresa ganha um possível futuro colaborador engajado em sua causa e consciente dos motivos pelos quais deseja estar ali.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE