Dicas de Currículo – Quais as informações pessoais que devo colocar?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Por convenção e bom-senso o topo do nosso currículo geralmente contém nosso nome e informações pessoais. É como se estivéssemos nos apresentando antes de iniciar a conversa. Quais são as informações que devem constar ali? O que é opcional? E o que não se deve colocar?

Confesso que já vi de tudo. Desde dados mais comuns como estado civil, número de filhos e etc. até coisas mais estranhas como gostos pessoais duvidosos, número de documentos e por aí vai. Sem falar nas fotos. Ahhhh, as fotos… Sendo bem objetivo:

O que deve constar:

  1. Seu nome
  2. Dados para contato (E-mail e telefone)

Uma sugestão para o nome: mantenha o primeiro e o último. É mais fácil de lembrar. Se você tem tantos nome quanto Dom Pedro I (Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon), escolha um nome “de guerra” e use-o sempre pra criar sua identidade.

Uma sugestão sobre dados de contato: gatinhamorena2000@hotmail.com não é um e-mail legal para colocar no Currículo, ok? Se o e-mail que você usa foi criado quando você estava na puberdade, talvez seja mais sensato criar um e-mail novo e mais profissional. Ah, um ou dois telefones no máximo! Se não te encontrarem, você receberá um e-mail. Não precisa colocar ali um catálogo inteiro com telefone de toda a família para recados.

O que é opcional:

  1. Endereço

Vivemos na era digital gente. Ninguém vai mandar um telegrama pra sua casa pra te chamar para uma entrevista (se fizerem isso, considere seriamente se essa é a empresa certa pra você 😛 ). Se você estiver aplicando para outro país ou estado e quiser que o recrutador saiba disso, então o endereço também é uma opção.

O que não deve constar:

  1. Todo o resto

Sim, simples assim! Nada de número de documentos, estado civil ou nenhum outro tipo de informação similar. Ninguém nesse momento precisa saber se você é divorciado, se tem 8 filhos, o nome do seu cachorro ou o número do seu título de eleitor. Se o recrutador precisar de alguma dessas informações, ele vai te pedir. Além de ocupar espaço no documento, algumas “revelações” podem assustar os recrutadores.

O mesmo vale para fotos. Mesmo que você tenha sido agraciado(a) pela natureza ou pelos genes dos seus antepassados, só inclua uma foto se for expressamente requerido. Eu sempre gostei dessa regra, pois não faço parte do grupo de agraciados. E as chances de que você também não faça são estatísticamente grandes, desculpe…

Dúvidas? Escreva pra gente!

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE