Conheça a Mentora: Cleide Gomes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

 

Um pouquinho da minha história…

Eu sempre me via com as pessoas ensinando algo e aprendendo com elas… interessante como a vida nos conduz. Meu primeiro trabalho foi aos 13 anos em uma empresa de prestação de serviços de mão de obra temporária. Este foi o início de uma linda carreira voltada às pessoas.

O tempo passou, atuei em outras empresas, morei 5 anos fora do Brasil, o que me permitiu aprimorar ainda mais minhas competências adquirindo conhecimentos e vivências de novas culturas. Entrei para o Serviço Público Federal, me graduei em Pedagogia e, como pedagoga organizacional, foquei minha carreira em desenvolver pessoas, Educação Corporativa passou ser a “minha praia”.

Sempre digo que sou uma pessoa apaixonada por Gente, pelo Conhecimento e pela Aviação, e poder unir isso tudo na vida pessoal e profissional é simplesmente maravilhoso. Se tem algo que verdadeiramente gosto é “Fazer Acontecer”, e isso tem muito a ver comigo!

Eu me lembro que sempre me incomodava com as histórias das pessoas que me procuravam por estarem infelizes na vida, no trabalho, para buscar ajuda na vida pessoal e profissional, às vezes para um conselho, uma orientação ou simplesmente para ouvi-las.

Eu notava que na maioria dos casos, essas pessoas pareciam barco à deriva, pois não tinham uma direção, seguiam na vida pessoal e profissional sem saber exatamente onde iriam chegar.

Após alguns minutos de conversa lá estava eu fazendo perguntas sobre o que elas almejavam para si, e onde elas queriam chegar, e a maioria não sabia! Apenas diziam que queriam ter sucesso, mas sem saber exatamente que sucesso era esse que tanto buscavam.

Acredito que naquela época eu já estava me tornando uma Coach, só que ainda não sabia… Me sinto realizada quando penso em tudo que fiz. Atuei durante muitos anos no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, iniciei no Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE, depois fui para a Vice Direção do então CTA, e por último no Instituto de Fomento de Coordenação Industrial – IFI, onde tive a grande oportunidade de ser a responsável pela Capacitação e Desenvolvimento dos servidores da Divisão de Certificação de Aviação Civil.

Em seguida, fui para a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC onde permaneci desde a sua criação até maio de 2016. Uma trajetória intensa repleta de muita dedicação, aprendizagem e realizações junto às pessoas.

O meu último cargo foi Gerente de Gestão do Conhecimento (GC) que me permitiu desbravar uma nova área na ANAC – Superintendência de Aeronavegabilidade, onde tive a honra e a alegria de ter sido a responsável pela implantação de um programa de GC que visava, principalmente, à melhoria de processos e com foco em resultados para o cidadão e a sociedade.

Dentre as inúmeras práticas que implantamos, duas delas, posso dizer que fizeram uma grande diferença na instituição: o Coaching e o Mentoring e que adoro, pois sei o tanto que são eficazes! Sempre estou compartilhando conhecimentos em eventos nacionais e internacionais sobre como essas estratégias podem e devem ser utilizadas no ambiente corporativo, pois eu verdadeiramente acredito que quanto mais ensinamos, mais aprendemos.

Com este Programa de Gestão do Conhecimento o Brasil, por intermédio da iniciativa, desenvolvida na Superintendência de Aeronavegabilidade/ANAC, recebeu pela primeira vez em sua história, o 1o lugar no prêmio internacional de Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual, na Irlanda do Norte, em setembro de 2016. Isso é que eu chamo de fechar um ciclo com chave de ouro e deixar um belo legado àqueles que continuam na agência!

Sempre fui aquela pessoa que buscou conhecimentos especializados, e que os colegas procuravam, e ainda procuram, quando precisam de ajuda, e ajudá-los sempre foi para mim a minha maior realização, principalmente aqueles profissionais que tinham apenas formação técnica e que quando queriam se preparar para assumir, ou assumiam, algum cargo de liderança, me pediam para auxiliá-los porque tinham dificuldades em lidar com pessoas.

Ajudá-los a desenvolver as suas competências, e a descobrir que poderiam ser ainda mais humanizados sempre me fez feliz! É muito bom saber que hoje, muitos deles são líderes de sucesso. Meu sonho, após concluir o meu ciclo no serviço público federal, era continuar desenvolvendo pessoas, e meus amigos sempre me incentivaram muito, o que me ajudou a decidir a partir para uma carreira solo.

Alguns deles me diziam que tenho uma capacidade de empreender incrível, não apenas tendo uma ideia, e sim também procurando formas de concretizá-la, removendo as pedras do caminho e criando outros caminhos quando necessário.

A minha capacidade de mobilizar as pessoas para que elas se desenvolvam e alcancem seus objetivos sempre foi um grande diferencial, extraindo o que elas têm de melhor, de forma interessante e intrigante sempre e, também, ajudando-as a se reinventarem.

Eis aqui algumas das muitas razões que me fazem ser uma profissional que verdadeiramente acredita que as pessoas podem e devem ir além!

Com base nas experiências exitosas que tive durante toda a minha carreira, e outras em que precisei de muito resiliência para superar, admito que me tornei uma profissional capacitada e preparada para ser uma agente de transformação.

Desta forma, partindo do princípio que conhecimento não é para ficar guardado em mentes ou expostos em estantes, eu tenho como missão ajudar profissionais a identificarem o seu senso de propósito, de pertencimento, e de resgatar a sua capacidade de realização para que possam se destacar e serem mais felizes e realizados em suas vidas.

Há um ano, exatamente no dia 02.02.2017, eu descobri o Projeto Joule e me encantei com a proposta!  Como um dos meus principais valores é a Contribuição, imediatamente entrei em contato e me cadastrei como MENTORA JOULE, e na mesma semana recebi a minha primeira mentee, a Priscila Araujo!

Fizemos um trabalho belíssimo, e após 5 meses, num domingo logo cedo, ela me chama no WhatsApp para me dar a notícia que que fez o meu dia ainda melhor! Finalmente ela estava recolocada, tinha sido contratada exatamente pela empresa que ela mais sonhava em trabalhar. Nem preciso dizer o tanto que meu coração transbordou de tanta alegria, pois desde o início eu tinha certeza que ela conseguiria!

Tenho muito orgulho de compartilhar esta história, pois juntas conseguimos resgatar a sua verdadeira capacidade dela de realização, e com muita garra e determinação ela foi lá e fez o que precisava ser feito, pois passou a acreditar muito mais em si mesma. O Projeto Joule propicia uma oportunidade incrível aos profissionais que acreditam que são muito maiores do que imaginam!

Quer saber se a Mentoria funciona? Então eu te convido a ler o depoimento da Priscila que hoje está super feliz trabalhando em uma das MAIORES EMPRESAS de tecnologia da informação!

Depoimento de Priscila Araújo

“Foi muito legal essa experiência de ter uma coach me orientando, a Cleide é ótima, super atenciosa e realmente me colocou para cima em momentos difíceis, fui bem mais preparada para entrevistas que tive durante meu tempo de mentoria no projeto, a todo momento ela fez com que eu enxergasse melhor para dentro de mim mesma e acreditasse no meu potencial.

Foram encontros que agregaram muito, com lições que com certeza vou carregar comigo tanto na vida profissional e pessoal.
Consegui identificar minhas fraquezas e trabalhar nelas, assim como minhas forças e destacá-las, aprendi a gerenciar melhor meu tempo e a não me desesperar em momentos difíceis, sempre traçando minha meta e seguindo no caminho correto para alcançá-la.
Ter participado do Projeto Joule foi um divisor de águas na minha vida e acredito que hoje, graças ao projeto e a Cleide, consigo voar muito mais longe!
Obrigada a todos por esse projeto lindo, espero em breve inverter os papéis e também ajudar quem precisa e participa do projeto”.

Além da Priscila, outros mentores também me procuraram, e procuram ainda, para me pedir ajuda, pois se há algo que faz muito sentido para mim, é ajudar o outro a crescer e a brilhar!

Eu sou Cleide Gomes, Coach de Felicidade e Prosperidade Profissional, Mentora e Coach Voluntária no Projeto Joule, Consultora e Mentora de Coaches em início de carreira e Mentora em Gestão do Conhecimento, Palestrante e Facilitadora em Treinamento, e ajudo pessoas a decolarem em suas carreiras e negócios e a se tornarem empreendedoras das suas histórias, para terem uma vida pessoal e profissional equilibrada, abundante, próspera, com propósito, realização, felicidade e sucesso.

 

Texto de autoria de Cleide Gomes, Master Coach, CEO & Founder – Cleide Gomes ? Coaching Consulting e Voluntária no Projeto Joule.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Shirley Schneider

Shirley Schneider

COMENTE