Minha experiência com o Joule – Por Kiara Souza

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Texto por: Kiara K. Medeiros de Souza, jovem de Salvador-Ba, mentorada do Programa Conecta do Instituto Joule

“Esse texto tem grandes chances de se tornar pessoal, é difícil não fazê-lo assim. Essas são as minhas primeiras palavras e já lhe aviso.

Houve certo tempo, há não muito tempo atrás em que me encontrei no fim de uma fase muito difícil na vida minha e de minha família. Naquele momento, porém, eu não sabia que era o fim, mas entendia ser o meu limite, e já não sabia o que fazer. Sem emprego, sem estudos, sem dinheiro para nada. Minhas ideias estavam desorganizadas e a preocupação junto ao medo tornavam a visão de futuro turva.

Foi ao fim desse período que me inscrevi no programa de mentoria do Instituto Joule, na esperança de que alguém lá pudesse me dizer o que fazer, para onde ir. Fui selecionada e essas expectativas não se concretizaram, não encontrei alguém que me disse o que fazer, nem que me mostrou para onde ir. Encontrei alguém que não me disse onde achar as respostas, que não me disse o caminho, mas que me alimentou, me fortaleceu, me mostrou o quanto de mim eu não via, e me vez perceber do quanto eu sou capaz. Não é Couch, é Mentoria!

Rosana Rezende, minha Mentora, me ensinou a perceber minhas qualidades, a apresentá-las e acreditar nelas. Me mostrou que com planejamento, organização e foco eu posso chegar onde eu quiser, construir o que eu quiser. Percebi também o quanto o tempo não é tão ligeiro como a mente jovem faz parecer ser. Não preciso ter a ânsia de conseguir tudo ao mesmo tempo no menor prazo possível, mas devo sim planejar o passo a passo e não perder de vista o meu objetivo final. Tudo isso ficou mais claro, e sem a ajuda dela, minha mentora querida, eu não conseguiria ter essa percepção assim tão de pronto.

Na imagem constam dois quadros, A direita Kiara Kawany, Mentorada, Com cabelo castanho solto jogado para o lado direito, batom rosa e blusa vermelha A esquerda Rosana Rezende, Mentora, com cabelos pretos soltos sorriso largo, mirando a tela

O Instituto Joule tem feito um trabalho incrível de conexão entre jovens e mentores desde 2015. Hoje já somos mais de 4 mil jovens impactados, em mais de 400 cidades do Brasil! São cerca de 1.500 mentores que aplicam a metodologia exclusiva do Instituto a afim de auxiliar jovens com poucos recursos e/ou em início de carreira em sua formação pessoal acadêmica e profissional, de forma totalmente gratuita!

Foi assim, pelo Programa Conecta do Instituto Joule que conheci Rosana. Não conseguiria pensar em alguém melhor para ter trilhado essa caminho comigo, Rosana e eu temos muito em comum, vejo nela a inspiração que preciso para me tornar quem eu quero ser um dia. Uma mulher real, capaz, inteligente, que me mostrou que posso mais se eu quiser, basta acreditar em mim, planejar e agir.

Hoje, já fora dessa fase difícil, a nível profissional, encontro-me empregada, fazendo parte de um programa de Gestão Pública que me forneceu também a oportunidade de iniciar um mestrado em Implementação de Políticas Públicas com Foco em Educação. A nível pessoal, me sinto capaz, nem sempre forte, nem sempre preparada, mas capaz de evoluir, de me transformar, de conseguir ir além. Meus sonhos são reais, hoje eu sei.”

Parabéns, Kiara!

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Shirley Schneider

Shirley Schneider

COMENTE