Primeiro emprego não é bicho de sete cabeças
Instituto prepara jovens gratuitamente para os desafios do mercado de trabalho; primeira turma se forma em 28/04
Texto por Paula Galletti – MTB 6631 JP
O Instituto Joule, projeto premiado na 10ª edição do Prêmio Laureate Brasil Jovem Empreendedor Social em 2017, está na reta final da primeira turma do seu Workshop para Jovens. Com encontros presenciais às sextas-feiras, os quatro jovens mentorados estão aprendendo muito sobre mercado de trabalho, habilidades e competências pessoais. Estão também recebendo orientações para encarar seleções e desafios profissionais.
“Já fizemos o levantamento de habilidades, dons, forças e pontos de desenvolvimento. Tivemos aulas sobre a importância de pensar positivo, com foco na autoestima e confiança. Aulas práticas para participar de entrevistas, planejamento, entre outras”, explica a mentora voluntária Herica Ponsiana. “Eles gostaram muito de discutir metas e objetivos”, afirma.
Shirley Schneider, mentora e co-fundadora do Instituto Joule, explica que o objetivo é expandir as atividades em 2018, com foco especialmente nos jovens, que podem contar com a ajuda gratuita e qualificada de profissionais mais experientes para se posicionar no mercado de trabalho.
“Quando o jovem assume o planejamento de sua carreira, ele passa a ser protagonista de sua história e consegue trilhar seus caminhos com mais segurança em busca dos seus objetivos. O nosso trabalho pretende deixar um legado não apenas para cada jovem atendido, como também para as empresas que recebem estes jovens e também para a cultura organizacional do país. Quando o cidadão assume o leme de sua vida, deixa de ser uma ‘vítima’ das circunstâncias”, acredita.
“Eu sempre fui um jovem sonhador, destemido, sempre acreditei que com esforço tudo seria possível. O Workshop me ajudou entender o que eu realmente quero: antes eu me sentia perdido no mar de possibilidades que eu tinha”, afirma Renan Campos. Para Bianca Guedes, “foi uma vivência intensa de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”.
Victor Araujo concorda: “O Workshop do Projeto Joule está me ajudando a me desenvolver em vários sentidos, inclusive no meu autoconhecimento”. Já para Victor Trindade, é uma questão de aprender sobre foco e propósito: “muitas vezes temos conhecimento e experiência, mas não sabemos como criar um plano; o Workshop tem me ajudado a usar meus recursos melhor”.
O Instituto Joule tem a proposta de conectar jovens, profissionais e empreendedores que estejam precisando de aconselhamento profissional a mentores voluntários capacitados. O objetivo é ajudar os mentorados a dar uma guinada em suas carreiras e promover o seu desenvolvimento profissional de forma sustentável e estruturada. Hoje são mais de 1.500 mentores, e uma média de 50 atendimentos mensais, em todas as regiões do país.
Outros temas ainda serão tratados nos próximos encontros, como carta de apresentação, networking, inteligência financeira, etc. As aulas acontecem no Canal Aduaneiro, na Rua Pedro Morganti, 51, Vila Mariana, em São Paulo.
Conheça um pouco sobre os alunos do Workshop de Jovens do Instituto Joule:
Bianca Guedes, 21 anos, de São Paulo – SP. Estudante de Publicidade e Propaganda, estagiária de Comunicação na Produtive (vaga conquistada semanas após iniciar esse Workshop).
Renan Campos, 22 anos, de Santos – SP. Formado em Engenharia de Petróleo em 2018, Engenheiro de Marketing na Conta Azul (vaga conquistada semanas após iniciar esse Workshop).
Victor Araujo, 17 anos, de São Paulo – SP. Ensino Médio Completo, em busca do primeiro emprego.
Victor Trindade, 24 anos, de São Paulo. Estudante de Engenharia da Construção, trabalha como auxiliar administrativo.
Fotos tiradas pela mentora voluntária Herica Ponsiana