Novas parcerias, foco nos jovens e eventos presenciais: 2018 promete no Instituto Joule

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Parceria com a Siemens é um dos destaques

Texto por Paula Galletti – MTB 6631 JP

 

 

O ano já começou a todo vapor no Instituto Joule. Sim, instituto! Esta foi uma das novidades apresentadas pela equipe do Projeto Joule, atualmente instituto, em um hangout de mentores no dia 24 de janeiro. Agora uma entidade formal, o Instituto Joule se fortalece em sua proposta de conectar jovens, profissionais e empreendedores que estejam precisando de aconselhamento profissional a mentores voluntários capacitados. O objetivo é ajudar os mentorandos a dar uma guinada em suas carreiras e promover o seu desenvolvimento profissional de forma sustentável e estruturada.

 

Shirley Schneider, mentora e co-fundadora do projeto, falou na ocasião sobre a seleção na 10ª edição do Prêmio Laureate Brasil Jovem Empreendedor Social em 2017, que permitiu a capacitação da equipe em temas de responsabilidade social e possibilitou que o projeto chegasse a um novo patamar. “Até então estivemos na primeira fase, que foi tirar o plano do papel e transformar esta iniciativa de boa vontade em um projeto com metas e objetivos bem delimitados. 2017 foi um ano de muito crescimento. O nosso desafio agora é manter tudo funcionando de forma mais estruturada daqui por diante”, explicou Schneider sobre a evolução do trabalho iniciado em 2015. A adoção de uma metodologia própria nos atendimentos, a automação dos processos de seleção e as melhorias aplicadas no acompanhamento das mentorias são algumas das ações praticadas a partir de 2017 que vão garantir o crescimento saudável do Instituto.

Entre as novidades, está a parceria estabelecida no mês de dezembro com a Siemens Brasil, braço nacional da gigante alemã de inovação e tecnologia em soluções de energia, infraestrutura, indústria e cuidado com a saúde. Pelo acordo entre a empresa e o instituto, gestores e colaboradores da Siemens serão estimulados a se voluntariar no quadro de mentores do Joule, compartilhando seu know-how e experiência corporativa com os jovens em início de carreira. Outras empresas de diferentes portes deverão anunciar parcerias similares em breve.

Para este ano, estão previstos workshops e eventos presenciais para jovens, em parceria com ONGs já que trabalham com este público. Também serão realizados eventos profissionais para o público em geral. Uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) já está sendo estruturada para oferecer bolsas de estudos aos candidatos mais engajados e promissores. “Queremos oferecer bolsas de estudos em diferentes áreas, para cursos profissionalizantes, faculdades, línguas estrangeiras, programação, entre outras possibilidades”, explica Shirley Schneider.

“A mentoria é um processo em que todos ganham, tanto o mentor quanto o mentorado. Este ano também queremos aproximar mais os mentores entre si, criando treinamentos e promovendo encontros e eventos de happy hour. Assim, toda a rede se fortalece e prospera”, acredita Schneider. Um bem sucedido evento realizado no final de 2017 pelo Instituto Joule foi o “Coaching no Parque”, em que jovens puderam receber consultoria presencial e fazer networking.

 

Uma observação de ordem prática é que, a partir de agora, todos os mentores devem preencher e entregar o termo de voluntariado ao Instituto para dar prosseguimento aos processos de mentoria. Detalhes administrativos de uma entidade que está crescendo e aparecendo.

NOVIDADES:

  • Projeto Joule passa a ser Instituto Joule;
  • Premiação na 10ª edição do Prêmio Laureate Brasil Jovem Empreendedor Social em 2017;
  • Parceria com a Siemens para a escalação de novos mentores e realização de ações com jovens mentorados;
  • Aprimoramento do site, com a criação de novos conteúdos, inclusive a “Dica do Mentor” e depoimentos de mentorados sobre a sua experiência;
  • Automação de processos e refinamento de critérios para seleção de mentorados;
  • Em breve: realização de eventos presenciais; lançamento da campanha de crowdfunding para bolsas de estudos; novas parcerias com empresas de setores e portes variados.

 

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Shirley Schneider

Shirley Schneider

COMENTE