Quatro dicas para buscar vagas no Linkedin

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Por Bruno Barreto, Co-founder do Projeto Joule

Você sabia que 94% dos recrutadores usam redes sociais para encontrar candidatos? O Linkedin é a principal rede social para profissionais e já conta com mais de 400 milhões de profissionais cadastrados no mundo, sendo que o Brasil é o terceiro país em número de usuários com mais de 20 milhões de pessoas.

Depois de seguir outras dicas para ter um perfil de primeira, você já pode utilizar o Linkedin para buscar uma vaga de emprego. Seguem quatro dicas que podem ajudar a acelerar sua buscas:

1. Seção Empregos

lnk2

A seção Empregos proporciona várias formas de acessar anúncios de vagas, tanto patrocinadas quanto externas. A seção lhe guia em um processo pelo qual você pode configurar suas preferências de acordo com o local, setor, nível, etc. Você pode sempre alterar as preferênciasr e os resultados da sua busca serão ajustados.

Uma busca mais refinada pode ser feita por meio da opção “Pesquisa Avançada” no canto direito superior da seção. Ali você pode filtrar resultados de vagas através de palavras-chave, empresa, posição, local, setor, etc. Tente refinar sua busca aos poucos para não acabar filtrando muitas vagas. Não se prenda tanto a um título específico para a posição, já que empresas podem ter títulos diferentes para vagas parecidas.

lnk3

2. Páginas de Empresas

Você pode buscar páginas de empresas através da ferramenta de busca do Linkedin. Ao visitar a página de uma empresa, você tem a opção de seguí-la e para receber atualizações e notícias a respeito dela. Você pode também ver diretamente na página da empresa as vagas abertas.

A seção Interesses consolida todas as empresas e grupos que você está seguindo. Desta forma você pode facilmente voltar às páginas das empresas onde pretende trabalhar.

lnk4

Ao encontrar uma vaga, pesquise o máximo possível sobre a empresa em sua página do Linkedin e site e veja se tem alguma conexão que possa lhe ajudar com uma indicação ou até com dicas sobre o processo seletivo.

3. Grupos

Você pode participar de até 100 Grupos diferentes no Linkedin. Esses grupos são organizados por tema, desde associações de ex-alunos de uma universidade a setores específicos ou grupo de profissionais de uma área. Cada grupo tem seu próprio menu com as opções Conversas e Empregos.

A opção de Empregos dentro de um grupo é diferente da seção de Empregos mencionada anteriormente uma vez que só pode ser anunciada por um membro do grupo. Nesses casos você pode identificar o recrutador diretamente pelo anúncio e contatá-lo para enviar seu currículo. Outro benefício desta opção é que somente os membros do grupo podem visualizar o anúncio, o que restringe o número de potenciais candidatos.

4. Conexões

Além dessas três dicas, é importante expandir seu número de conexões com pessoas que poderão lhe ajudar a encontrar um emprego no futuro (e que você poderá ajudar também). Lembre-se que aquele amigo ou colega com quem você trabalhou há cinco anos pode pensar em você para uma vaga que acabou de abrir no seu departamento, e o Linkedin lhe possibilita manter contato com centenas ou milhares destes colegas e amigos para que você possa encontrar a próxima oportunidade da sua carreira. As suas conexões e relacionamentos são seu principal ativo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE