Técnicas para buscar um novo emprego

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Por Olavo Poleto, Head do Programa Encontrando sua Vaga

Ser eficiente nada mais é que conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou desperdícios. Ser eficiente na busca por um trabalho significa atrair a atenção do selecionador ou recrutador, colocando-se no lugar dele e despertando o seu interesse para entrevista-lo pessoalmente. E como fazer isso? Com planejamento e empatia.

Como ressaltamos em post anterior, o planejamento é fundamental para que a busca de vagas traga resultados, sem desperdício de tempo e sem a exposição desnecessária do candidato. Sua busca será tão mais efetiva quanto melhor for o planejamento. Aqui vai a dica de uma forma bem organizada e sistemática para se planejar e ser eficiente:

1) Elabore uma planilha relacionando aquelas empresas em que gostaria de trabalhar, e que estejam alinhadas com os seus princípios, valores, necessidades e expectativas. Você pode usar os critérios no nosso post (como localização, perspectiva de crescimento etc). Pense nas empresas para as quais você sempre sonhou em trabalhar, os empregadores dos seus ex-colegas de faculdade (ou MBA, mestrado,etc), aquelas que são destaque na mídia etc.

Fontes ricas de informações são revistas como Exame (Maiores e Melhores), 1000 maiores empresas do Valor Econômico, Linkedin, etc. Não se esqueça também de incluir aquelas empresas com as quais tem ou já teve algum relacionamento profissional.

2) Organize as empresas de forma a deixar no topo da lista aquelas para as quais está mais motivado para trabalhar, que tenham conhecidos seus como colaboradores e que estejam com oportunidades em aberto. Se uma das empresas concentrar estas três características, as chances do candidato de conseguir uma entrevista aumentarão bastante.

3) Escolha alguns critérios que são imprescindíveis para classificar as empresas, atribuindo uma nota de 0 a 5 para cada um destes critérios, sendo 0 pouco importante e 5 muito importante. Some as notas.

Por exemplo, imagine que os critérios mais importantes para o candidato sejam, “localização (até10km ou 2 conduções da sua casa para ir e vir)“, “existência de vagas” e “relacionamento com funcionários”; atribua uma nota de 0 a 5 para cada um, some cada linha e ordene a soma de maneira decrescente (maior para o menor). Teremos a tabela a seguir, ou um ranking:

Untitled

(Nota: apesar da empresa “AEIOU” não possuir vagas em aberto, o candidato tem conhecidos que trabalham lá! Manter contato regular com estes conhecidos, desenvolvendo e melhorando o networking, fará com que o candidato possa ser lembrado assim que surgir uma vaga dentro do perfil)

4) Foque seus esforços no mais importante: Gaste 50% do seu tempo no monitoramento de vagas, acompanhamento de notícias, estabelecimento de relacionamentos e realização de pesquisas sobre as empresas no topo da sua lista, Adapte a carta de apresentação e o currículo para cada uma delas. Em seguida, dedique 30% do seu tempo no monitoramento diário de oportunidades nas próximas empresas do ranking da sua lista, e finalmente 20% do buscando vagas em websites de empregos e outros meios

5) Durante toda sua busca, procure a empatia! Você deve se colocar na posição do selecionador e pensar como ele pensaria, que tipo de perfil está buscando, que tipo de problema/desafio está buscando resolver, etc. Por exemplo, será que o selecionador está buscando um profissional para aumentar as receitas, reduzir custos, melhorar a eficiência operacional, melhorar o posicionamento no mercado, lançar novos produtos e serviços, etc? Customize seus documentos, conversas e sua busca com base nisso.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE