Um tipo diferente de Startup

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

*Esse post é a tradução (não literal) de um post que escrevi para o Blog da minha escola, onde faço mestrado.

CRIANDO UM TIPO DIFERENTE DE STARTUP ENQUANTO ESTUDANTE

Por Fernando Plubins Schneider T’16

Meus primeiros anos de vida foram bem desafiadores por conta de uma série de eventos, como também é para a maioria dos brasileiros. Mas tudo mudou quando encontrei pessoas fantásticas durante minha jornada que me ajudaram de diversas formas diferentes. Alguns foram grandes mentores, à quem recorri atrás de conselhos. Alguns foram simplesmente uma grande inspiração para que eu mirasse mais alto e me esforçasse mais (incluíndo o antigo sonho de fazer um MBA nos EUA). Muitos foram mais práticos, me ajudando com uma oportunidade de trabalho, dinheiro ou outras coisas básicas. Essas pessoas mudaram minha vida completamente. Por conta disso, eu desenvolvi o desejo de fazer o mesmo por outras pessoas.

 

Em Tuck eu encontrei o lugar perfeito para isso. Eu cursei uma matéria chamada “Princípios Estratégicos para Negócios de Internet”, onde conheci o conceito de Economia Compartilhada e  plataformas”two-sided”. Eu fiquei tão encantado com o tema que comecei a discutir ideias de negócio com outro colega de Tuck. Nossas ideias ainda estão em fase de desenvolvimento, mas eu decidi aplicar os conceitos para criar um projeto sem fins lucrativos para tentar ajudar outras pessoas no Brasil.

Seis meses atrás junto com um grupo de amigos criamos o Projeto Joule. É uma plataforma que conecta mentores experientes com jovens tentando encontrar seu caminho na carreira. E também conecta os mentores com profissionais experientes procurando um novo trabalho ou se aprimorar de alguma forma. Nós buscamos ajudar pessoas a encontrar um trabalho, oportunidades de educação ou a simplesmente descobrirem sua vocação e caminho. Os mentores são voluntários dispostos a compartilhar sua experiência e conhecimento – os “mentees” recebem a ajuda gratuitamente. Nós temos aproximadamente 200 mentores e já ajudamos centenas de pessoas. A maioria dos nossos mentores tem pós-graduação, mais de 15 anos de experiência profissional e trabalham para empresas como Google, Microsoft, Uber, Johnson & Johnson, PwC, Oracle, Amazon, Citi, PepsiCo e muitas outras.

Criar uma organização sem fins lucrativos é muito similar a criar uma startup tradicional. Eu estou aplicando vários conceitos que aprendi durante a aula de Empreendedorismo. Nessa aula, os alunos tem a oportunidade de trabalhar numa ideia do zero e desenvolvê-la até o ponto onde você pode apresentar para investidores de verdade. Eu tive a oportunidade de discutir a ideia com professores de estratégia, marketing, liderança e outros. Os professores de Tuck amam ajudar os alunos – o acesso próximo e fácil à eles aqui é fascinante.

A comunidade de Tuck tem me ajudado bastante também. Por exemplo, começamos uma pequena campanha de arrecadação de fundos para contratar nosso primeiro “estagiário” e fiquei muito surpreso ao ver doações de ex-alunos com os quais eu nem tinha uma relação muito forte.

 

Durante o desenvolvimento da ideia, eu trabalhei a maior parte do tempo no prédio do DEN  Dartmouth Entrepreneurial Network (DEN). O DEN é meu lugar favorito aqui. Parece com o Google ou o Facebook ou qualquer outra empresa descolada do Vale do Silício. É um lugar perfeito pra pensar, ter ideias ou simplesmente trabalhar. E você tambem tem acesso a comida e bebida grátis! No DEN você também pode discutir suas ideias com empreendedores experientes que estão lá pra ajudar os alunos. Ter acesso à eles é um privilégio!

Nada me dá mais satisfação do que trabalhar no Projeto Joule. Espero que possamos ainda impactar as vidas de milhares de pessoas. Eu fico muito surpreso de ver quantas pessoas boas estão por aí tentando encontrar uma oportunidade de ajudar e fico feliz que o Projeto Joule proporciona essa oportunidade. Tuck foi a “maternidade” perfeita para a nosso projeto –  Retribuir é um dos valores mais fortes aqui!

 

Siga Projeto Joule no facebook  www.facebook.com/projetojoule

Brasileiro, Fernando cursou administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Antes de vir para Tuck ele trabalhou por 8 anos na área de tecnologia em empresas como Google, Dell e UOL com gestão de produto, marketing e vendas. Durante o verão, Fernando trabalhou para a Microsoft em Redmond, como Channel Marketing Manager. Após a graduação no MBA, ele esta voltando pro Brasil para trabalhar como consultor. Fernando é casado e tem um filho de três anos. “Sou notavelmente conhecido por não ter nenhum talento especial, hobby, lado interessante ou história curiosa pra contar”, diz ele.

Texto original em Inglês no site: http://www.tuck.dartmouth.edu/mba/blog/building-a-different-kind-of-startup-while-at-tuck

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE