Do Conecta para Oxford: Conheça a Yasmin Tura

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Diante de uma realidade bastante dura, onde via seus amigos de infância, que idealizavam tornar-se jogadores de futebol e médicos, acabarem em reformatórios, Yasmin decidiu que faria de tudo para ser uma inspiração e tentar levar esperança a um lugar onde as oportunidades pareciam não chegar. Para isso, ela tornou-se embaixadora da InspiraSonho, uma plataforma de divulgação de oportunidades para jovens, onde conheceu as mentorias gratuitas do Instituto Joule.

Ela se inscreveu no Conecta 7 em 2021 e, no mesmo período, ganhou uma bolsa de estudos para realizar um curso introdutório sobre Relações Internacionais na Universidade de Oxford, na Inglaterra. A bolsa cobria apenas 30%, e esse sonho ainda estava um pouco distante de sua realidade financeira.

“Eu estava bastante desanimada. Lembro de ter dito: ‘Consegui uma oportunidade incrível para estudar em uma das melhores universidades do mundo, mas não terei como ir’. Na minha cidade, nunca havia ocorrido uma campanha desse tipo, então eu e meus pais quase desistimos… Até pesquisar um pouco mais e conversar com minha mentora.”

Durante a mentoria, com a orientação de sua mentora Sione Valentin e a ajuda de seus professores, ela ganhou forças para iniciar uma vaquinha online para cobrir o restante do valor do curso e os custos da viagem.

?Foi um processo de muita incerteza, dúvida, noites trabalhando em restaurantes, divulgando a vakinha e vendendo rifas para fazer acontecer a campanha ?Yasmin rumo à Oxford?, e no final conseguimos doações das passagens e R$18.000 arrecadados.?

Nascer em Jaú, uma cidade do interior de São Paulo, nunca foi considerado um obstáculo para o desejo de Yasmin de vivenciar novas oportunidades em outros lugares do mundo. E foi exatamente o que aconteceu. 

Após completar seu intercâmbio, Yasmin alcançou mais uma vitória ao ser aprovada no curso de Relações Internacionais na Unesp em 2023. Atualmente, ela atua como estagiária de operações no Instituto Joule, onde dedica-se a auxiliar outros jovens a se desenvolverem profissionalmente e a terem mais clareza sobre seu futuro.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Jaqueline Martins

Jaqueline Martins

COMENTE