Série Trainees: Luiza Souza, Trainee da Ernst Young

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Com tantos processos seletivos abertos para Programa de Trainee, resolvemos escrever um artigo com jovens  que já fizeram o Programa de Trainee. Na entrevista abaixo você terá informações dos desafios, trajetória e aprendizagens adquirid0s durante e após o Programa de Trainee.

Conheça um pouco da história da Luiza Souza, que foi Trainee na Ernst Young.

Sumário da Carreira da Luiza:

Gerente de Projetos na Ernst Young com  experiência há mais de 6 anos na Ernst & Young. Participou da estruturação e implantação de Escritórios de Projetos para mudanças estratégicas e organizacionais em diferentes clientes de grande porte, passando pela indústria calçadista, construção civil, alimentícia e governo. Possui MBA em Marketing, é graduada em Administração e Comércio Exterior pela PUCRS e certificada Management and Advanced Management (Harvard Management Program) pela Harvard Extension School em 2013. É certificada Project Management Professional® (PMP) desde 2016.

 

Entrevista completa:

Projeto Joule: Conte-nos um pouco sobre você. Como você era ou se sentia antes do Programa e o que o motivou a aplicar pro Programa de Trainees:

Luiza: Eu estava cursando o último ano de Administração de Empresas na PUCRS, tinha acabado de voltar de um intercâmbio de estudo e estava fazendo um estágio. Naquele ano comecei a me inscrever em processos seletivos para Trainee, isso já era um desejo meu e o estágio que eu estava não me daria oportunidades de carreira. Eu queria crescer, queria uma carreira e não só um emprego! Sempre tive fome de conhecimento, por isso pesquisei muito antes de me inscrever nos processos para encontrar aquelas organizações que mais faziam sentido para mim. Foi assim que eu decidi que queria trabalhar com consultoria e me inscrevi no processo seletivo de quatro empresas, as “Big Four” de Auditoria e Consultoria (EY, PWC, Deloitte e KPMG). Eu estava participando dos processos seletivos destas quatro empresas simultaneamente e escolhi a EY.

Projeto Joule:  Como você se preparou para a seleção?

Luiza: Eu pesquisei muito para entender se era aquilo mesmo que eu queria. Antes de decidir pela área de consultoria, eu pesquisei sobre processos seletivos de outras empresas, procurei entender o negócio destas empresas, o que elas vendem, sua cultura, quais eram seus valores, localização na minha cidade, presença em outros lugares do Brasil e do mundo. Durante minhas pesquisas descartei alguns processos porque não me identifiquei com as atribuições da vaga ou com a própria empresa. Conversei com pessoas que trabalhavam nestas empresas, procurei depoimentos de quem já tinha passado por isso. Tudo isso me ajudou a chegar mais confiante para o processo!

Projeto Joule: Nos conte um pouco de como foi o processo, quanto tempo demorou, as etapas, etc.

Luiza: O processo tinha uma etapa inicial de avaliação de currículos, que eram submetidos no momento da inscrição. Aqueles candidatos que tinham seus currículos selecionados eram chamados para realizar provas de Português, Inglês, Raciocínio Lógico e Analítico e Contabilidade. Os candidatos aprovados nesta etapa de provas participavam de uma dinâmica de grupo com diversas atividades, dentre elas a resolução de um business case. A partir desta etapa o processo ficava mais restrito e os melhores candidatos eram encaminhados para entrevistas com Gerentes e Sócios da empresas, nossos futuros gestoras. Após as entrevistas era comunicado o resultado do processo para cada selecionado. Sucesso, eu estava dentro!

Projeto Joule: O que você acredita que pode ter sido o seu diferencial para conseguir ser selecionado?

Luiza: Acredito que a minha determinação de que era aquilo que eu queria transpareceu durante o processo e me ajudou. Eu também demonstrei estar disposta a encarar o desafios, as viagens, a carga de trabalho, as responsabilidades e a pressão. Além disso, boa comunicação e postura contam muito nestes processos. As empresas que selecionam Trainees, em geral, não estão preocupadas com o seu conhecimento técnico ou experiência, elas querem formar você e os aspectos comportamentais são mais decisivos. É preciso ter brilho nos olhos!

Projeto Joule: Quais foram os seus maiores desafios durante o Programa de Trainee?

Luiza: Um grande desafio durante o Programa de Trainee é controlar a ansiedade. Durante o primeiro ano, queremos mostrar tudo de melhor que podemos fazer e, por vezes, somos precipitados, ansiosos e sem paciência. O Programa de Trainee é o momento para demonstrarmos nossas habilidades, plantar sementes e regar a terra. Se você fizer isso com tranquilidade e maturidade, sua colheita será sempre generosa.

Projeto Joule: De todas as experiências que teve no seu tempo de Trainee, qual você considera mais válida para a sua carreira profissional?

Luiza: Durante este período somos expostos a muitas experiências, diferentes equipes,  diferentes projetos e muitas dificuldades. Acredito que essas dificuldades foram o que eu vivi de mais válido, pois cada uma delas foi importante para o meu desenvolvimento e amadurecimento profissional. Olhar para as dificuldades como oportunidades de crescimento e ter humildade para sempre procurar melhorar foram importantes para, após 6 anos, chegar aonde estou hoje.

Projeto Joule: Quais dicas você daria para quem está se preparando para um processo de Trainee? 

Luiza: Minha dica para aqueles que estão se preparando para um processo de Trainee é que tenham muita vontade de aprender, de se desafiar, de mudar! Encarem os desafios com a mente e o peito abertos. Procurem sempre desenvolver suas habilidades comportamentais, sejam flexíveis, comuniquem-se bem, ouçam com toda a sua atenção, demonstrem comprometimento e humildade. 

 

 

Conheça mais sobre a Empresa que a Luiza fez o Programa de Trainee:

http://www.ey.com/br/pt/about-us/our-history/quem_somos_-_nossa_historia

 

Saiba mais sobre o Programa de Trainee da Ernst Young:

https://beyellow.com.br/

 

Prazo: Inscrições podem ser feitas até o dia 1º de outubro de 2017 através do site acima.

 

Pré-requisitos:
O programa é destinado a estudantes universitários e recém-formados (até dois anos):
? Ciências Contábeis: a partir do 2º ano e inglês nível básico.
? Administração de Empresas, Ciências Atuariais, Direito, Economia, Engenharia (todas), Estatística, Física, cursos de TI, Matemática e Relações Internacionais: a partir do penúltimo ano de graduação e inglês nível intermediário.

Etapas do Processo Seletivo:
1a Etapa: Avaliação Curricular;
2a Etapa: Apresentação institucional e Redação;
3a Etapa: Testes Online: Português, Lógica, Inglês (eliminatórios) e Contabilidade Básica (classificatório) e Escolha da área de interesse (online);
4a Etapa: Dinâmica de Grupo;
5a Etapa: Entrevistas Finais;
6a Etapa: Processo Admissional 

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Fernando Schneider

Fernando Schneider

COMENTE