Por Bruno Barreto, Co-founder do Projeto Joule
Após completar seu perfil de Linkedin com uma boa foto e com o resumo das suas qualificações, é hora de assegurar-se que você está aparecendo nas buscas dos recrutadores. Se você ainda não notou uma diferença no número de visualizações do seu perfil, confira três dicas muito simples que podem lhe ajudar a promover sua marca pessoal na rede e a ser encontrado por recrutadores com mais facilidade.
- Crie uma URL personalizada para seu perfil público
Uma URL personalizada aumenta sua visibilidade externa nos buscadores como o Google. Tente criar uma URL que contenha seu nome e sobrenome ou uma mescla de iniciais e sobrenome. Acesse a seção de Ajuda do Linkedin para mais informações sobre como configurar sua própria URL.
- Adicione palavras-chave no seu Título Profissional e Resumo
Outra maneira de aparecer em buscas externas ou internas é por meio de palavras-chave no seu Título Profissional e no seu Resumo. Insira palavras-chave que sejam relacionadas a suas qualificações e ao que você está buscando.
- Desabilite suas Configurações de Privacidade
Elimine a maioria das configurações de privacidade do Linkedin para que você seja encontrado com mais facilidade nas buscas e para ser contatado por recrutadores. Acesse as configurações do seu perfil para fazer as alterações.
Enquanto essas dicas podem aumentar a visibilidade do seu perfil em buscas de recrutadores, não se esqueça de adotar uma estratégia própria para buscar vagas e empresas que lhe interessam. Desta forma você combinará o melhor dos dois mundos com uma forte presença na rede e uma marca pessoal bem estabelecida e visível a todos.