Por Caren Cazorla, Head do Programa de Preparação para Entrevistas
Ao candidatar-se para uma oportunidade de emprego é interessante que você pesquise sobre a empresa. É de senso comum que a pesquisa prévia já é esperada pelos Recrutadores. Mas, mais do que um dever de casa do candidato, é também um passo importante na tomada de decisão e tem impacto na entrevista de seleção.
Através da pesquisa, o candidato fica mais apto a tomar uma escolha consciente sobre seu futuro profissional. Afinal, o processo seletivo é uma via de mão dupla: a empresa escolhe você e você escolhe a empresa. Sua carreira é de responsabilidade única e exclusivamente sua. Informe-se antes de aplicar-se às vagas para poder tomar uma decisão assertiva e ingressar numa empresa que esteja de acordo com seus valores e ambições.
Além disso, você provavelmente causará um impacto positivo na entrevista de seleção. A pesquisa prévia, demonstra interesse e motivação para trabalhar na empresa. Frequentemente, Recrutadores fazem as seguintes perguntas: ?O que você sabe sobre a empresa??, ?Por que você está interessado em trabalhar conosco??, ?Você conhece nossos valores??. Saber respondê-las com desenvoltura e articulação pode ser um diferencial.
A partir de sua pesquisa, você poderá também formular perguntas relevantes para fazer em entrevista, quando for aberto espaço para tal. Você estará mais preparado para fazê-las com embasamento e, inclusive, aprofundar em questões que sejam relevantes para sua posição e futuro profissional. Questões inteligentes demonstram interesse.
É importante que você pesquise sobre a estrutura da empresa (produtos, gestores, áreas de atuação, geografia, etc.), história e evolução da empresa, missão, visão, valores, momento atual, seu entrevistador, situação financeira da empresa, ameaças, oportunidades, concorrentes e suas situações atuais, etc.
Onde pesquisar:
- Site: Sobre a Empresa, Trabalhe Conosco, etc.
- Redes Sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram
- Blog da empresa ou canal no YouTube
- Pesquisa na internet: artigos, publicações, blogs do segmento, newsletters, etc.
- Sites de avaliação: Através deles você poderá se informar sobre salários, ambiente de trabalho e opiniões dos colaboradores.
- Rede de contatos: Veja se conhece alguém que trabalha na empresa, já trabalhou ou que pode conectá-lo a algum colaborador. Pergunte sobre a empresa, sobre como é trabalhar lá, dicas sobre o processo seletivo, padrão de vestimenta (para que você se apresente adequadamente na entrevista), situação da empresa, cultura, oportunidades e o que mais for importante para você. Caso não saiba de ninguém num primeiro momento, pesquise nos seus contatos do Linkedin e pergunte para pessoas que trabalham no segmento.
A partir de sua pesquisa sobre a empresa, prepare perguntas para fazer na entrevista. Você pode fazer questionamentos sobre a própria empresa, sobre o histórico do cargo (motivo pelo qual a posição está aberta), responsabilidades do trabalho, expectativas para o cargo e os próximos passos no processo.
Esteja certo de que essa ação é ganha-ganha: você se destaca no processo seletivo e tem a oportunidade de ingressar numa empresa que verdadeiramente o motive, e a empresa ganha um possível futuro colaborador engajado em sua causa e consciente dos motivos pelos quais deseja estar ali.